sexta-feira, 12 de março de 2010

mar de homens













mar de homens

Mar Português
Ó mar salgado, quando do teu sal
São lágrimas de Portugal!
Por te cruzarmos, quantas mães choraram,
Quantos filhos em vão rezaram!
Quantas noivas ficaram por casar
Para que fosses nosso, ó mar!
Valeu a pena? Tudo vale a pena
Se a alma não é pequena.
Quem quer passar além do Bojador
Tem que passar além da dor.
Deus ao mar o perigo e o abismo deu,
Mas nele é que espelhou o céu.

Fernando Pessoa

O peixe, o mar e os pescadores que movimentam as comunidades que deles sobrevivem. Um mar de homens que faz dessa cadeia o sustento, que morre um pouco a cada dia com a inconseqüente pesca predatória, a especulação imobiliária e a poluição ambiental. Esse é o enfoque da mostra de Roberto Linsker. Repórter fotográfico que com suas imagens, captadas pela costa brasileira, cala e fala mais do que as palavras.

A mostra surgiu do desdobramento natural do projeto que resultou na publicação de dois livros sobre o tema. Em exibição há uma pequena parte das dezenas de imagens selecionadas pelo fotógrafo para os livros. Pela fotografia que ilustra a capa do livro Mar de Homens, Linsker recebeu na National Geografic o Picture of the Year 2002

Deus ao mar o perigo e o abismo deu,
Mas nele é que espelhou o céu.
.

Maristela Requião
Presidente Museu Oscar Niemeyer
Conclusão:
Mar de homens retrata a vida dos pescadores, que utilizam a pesca predatória para seus sustento, para sua sobrevivência. Roberto Linsker, um grande fotógrafo, foi resonsável pelas imagens que lhe deram o Picture of the Year 2002, na National Geografic. A mostra surgiu de um projeto que resultou em dois livros. as próprias imagens revelam o que o poema pretendia passar "...Deus ao mar o perigo e o abismo deu, mas nele é que espelhou o céu." um lugar de perigo, mas de emocionantes aventuras que perguntam se realmente valeu a pena.
Fontes:

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...