sexta-feira, 5 de março de 2010

Oscar Niemeyer

Oscar Niemeyer
Da arquitetura moderna à contemporânea


O maior ícone da arquitetura moderna no Brasil, Oscar Niemeyer, recebe, nesta exposição, nova homenagem pela passagem de seus 100 anos de vida. O trabalho diário e a participação ativa em todos os seus projetos, da concepção à construção, demonstram a inesgotável longevidade criativa do arquiteto. Um símbolo de superação daqueles que lhe serviram de mestres e mestre de toda uma geração de novos profissionais, brasileiros e estrangeiros.

Zaha Hadid, Richard Rogers, Richard Richard Meier, Fumihiko Maki, Arata Isozaki, Toyo Ito, Renzo Piano, Cezar Pelli e Mario Botta, entre outros nomes da arquitetura contemporânea mundial, registram, em citações de obras, a busca de inspiração e referências no criador de Brasília. A liberdade e ousadia estrutural , características das criações de Niemeyer, podem ser observadas nesta mostra em projetos já consagrados, como a Universidade de Constantine, na Argélia; recentes, como o Museu de Brasília; ou inéditos, como a Praça do Povo e a Torre TV Digital, ambas de capital federal. Marcos nessa trajetória, Pampulha e Brasília são destacadas na seleção de fotografias de francês Marcel Gautherot.

A exibição desses projetos originais, pertencentes ao acervo da Fundação Oscar Niemeyer, de numerosas maquetes, croquis e desenhos livres e técnicos traçam o caminho de Niemeyer, na maneira como concebe, projeta e detalha suas obras. A exposição Oscar Niemeyer: trajetória e produção contemporânea 1936-2008 pretende enfatizar essa análise arquitetônica, desde o início do processo criativo até os dias atuais, na obra do mestre brasileiro, que tem nossa especial admiração.

Maristela Requião
Presidente do Museu Oscar Niemeyer


Oscar Niemeyer: trajetória e produção contemporânea 1936-2008

Em 2007, a exposição Oscar Niemeyer 10/100, no Paço Imperial, Rio de Janeiro, abriu as comemorações no ano do centenário do arquiteto, celebrando não apenas a sua longevidade, mas, sobretudo, a plena forma de criação e o papel fundamental que ele exerce para a nova produção internacional de arquitetura. Além de percorrer a sua carreira, a exposição foi centrada na significativa e numerosa produção dos últimos anos, enfatizando o modo como o arquiteto concebe, projeta e detalha suas obras através de croquis e desenhos livres originais, desenhos técnicos e numerosas maquetes que fazem parte de sua elaboração arquitetônica.

Pouco mais de um ano separam a mostra no Paço Imperial e a abertura da exposição no Museu de Curitiba. Um mês antes da mostra carioca, em dezembro de 2006, foram inaugurados o Museu e a sede brasiliense da Biblioteca Nacional, obras que reafirmam a possibilidade de ousadia estrutural e capacidade de inovação tecnológica e formal no Brasil.

Em Curitiba, Oscar Niemeyer: trajetória e produção contemporânea 1936-2008, traz para os visitantes os inéditos projetos, concebidos ao longo de 2007, comprovando que hoje uma das referências principais no campo da construção é a obra coerente, criativa e libertária do arquiteto brasileiro.

Em seu escritório no Rio de Janeiro, Oscar Niemeyer trabalha diariamente. Como alguém que não dispõe de tempo a perder... Tempo que foi seu grande aliado, provando que estava correto, já nos quarenta anos, ao propor alternativas formais às limitações impostas pelo excessivo racionalismo. Em sua arquitetura, a forma sempre foi ligada a um pensamento estrutural, a favor da indispensável função da beleza.

O tempo prossegue a seu favor: face à vitalidade e humor jovial de suas realizações recentes, os mais desviados raramente percebem se tratar da arquitetura de um rapaz de cem anos.

Lauro Cavalcanti
Abril de 2008

Conclusão:
O maior arquiteto brasileiro, Oscar Niemeyer, que já completou seu centenário, não deixa a idade falar sobre sua capacidade; com obras em Brasília e no exterior, é claramente possível enxergarmos seu talento ilimitado. Trabalha em seu escritório, um ícone que se inspirou em vários outros grandes nomes. Seus trabalhos elaborados parecem não ter um momento para parar, cada vez mais brilhantes e ousados. A exposição Oscar Niemeyer, em 2007, mostrou sua trajetória e os marcos de sua vida, como suas últimas produções. Um rapaz de cem anos, uma designação pouco comum e que expressa seu espírito jovial, que nos faz perceber uma certa alegria em cada projeto, que parecem receber vida, como o próprio Niemeyer. Realmente, um dos brasileiros que "entraram na história" por sua dedicação e lição de vida.
Fonte:
- vídeo:
http://www.youtube.com/watch?v=Lw2WZoI7k80

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...